/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/A/X/VGbMJQRPCxRbNDiARqCw/5bcfc566-2d51-425d-ae47-85af2b195c2c.jpeg)
Atualizado em: 14/03/2025
Primeira Reunião do Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada de São Januário marca início do acompanhamento do processo de reforma do estádio
A primeira reunião do Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada (OUC) de São Januário, realizada nesta terça-feira (12/03), na sede da Prefeitura do Rio, representou um passo significativo no avanço da reforma do estádio e na venda do potencial construtivo da área. O encontro apresentou importantes atualizações sobre o projeto do novo estádio e as soluções para o desenvolvimento do entorno.
A reunião teve como objetivo promover o alinhamento entre os membros do Conselho e a equipe responsável pela obra, além de ser o primeiro contato entre os integrantes da comissão fiscalizadora. O Conselho Consultivo, instituído pela Lei da venda do potencial construtivo de São Januário, é composto por autoridades municipais, representantes do Vasco e da comunidade local e será responsável por fiscalizar e acompanhar a execução do projeto de reforma.
Segundo vice-presidente do Vasco e representante do clube no Conselho Consultivo, Renato Brito Neto, ressaltou a importância do trabalho conjunto e do acompanhamento contínuo: “Foi uma reunião de trabalho muito boa. Esperamos que eles estejam conosco durante todo o processo, acompanhando e decidindo em conjunto. Todos os membros estavam presentes e participativos”, afirmou Renato.
Além disso, Renato revelou que o contrato social da Sociedade de Propósito Específico (SPE) já está na fase final, com cerca de 90% do documento pronto. “Agora faltam apenas algumas burocracias. Acreditamos que, entre o fim de março e início de abril, a SPE estará pronta para ser votada pelos sócios. Com isso, o Vasco estará apto a receber os recursos do potencial construtivo”, explicou o vice-presidente.
A reunião também trouxe as primeiras sugestões e soluções para a área do entorno do estádio, com foco em intervenções urbanísticas e viárias. “O Sérgio Dias, nosso engenheiro responsável pelo projeto, apresentou em primeira mão as primeiras sugestões para a revitalização do entorno e soluções viárias muito bacanas, que contribuirão para a melhoria do trânsito e da acessibilidade da região”, comentou Renato Brito Neto.
O Conselho Consultivo será convocado periodicamente para monitorar o progresso do projeto, com reuniões que acompanharão as etapas da obra e as necessidades da região. O desenvolvimento do entorno de São Januário visa integrar a revitalização do estádio com o crescimento urbano da área, gerando benefícios tanto para o clube quanto para a comunidade local.
Fonte: CR Vasco da Gama
PRIMEIRA REUNIÃO!
Por pedido dos próprios membros do conselho consultivo que ainda será nomeado pela prefeitura no Boletim oficial, ocorrerá no dia 12/3, às 14 horas, ainda sem local definido, a reunião inicial de apresentação de documentos, propostas e relatórios sobre o andamento do potencial construtivo do Estádio de São Januário.
O Vasco já foi avisado e está ciente da conversa que terá um tom de fiscalização do processo que pretende dar, ainda este ano, início as obras.
A primeira reunião técnica de 2025 entre o Vasco da Gama e a Prefeitura do Rio de Janeiro para discutir a reforma de São Januário está agendada para quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025. O encontro contará com a presença do arquiteto responsável pelo projeto, Sergio Dias, além de representantes do clube e do governo municipal.
Até o momento, o Vasco concretizou a venda de um terço do potencial construtivo necessário para a reforma, totalizando mais de R$ 500 milhões. No entanto, a venda completa desse potencial ainda está em andamento, o que é crucial para o início efetivo das obras.
A reunião também abordará questões pendentes, como a capacidade de público do estádio após a reforma e melhorias no entorno de São Januário.
A Prefeitura do Rio de Janeiro tem colaborado para facilitar o processo, reduzindo burocracias relacionadas à venda do potencial construtivo, o que deve acelerar o andamento do projeto.
Espera-se que, com o avanço dessas negociações e a conclusão das etapas burocráticas, as obras possam ser iniciadas no segundo semestre de 2025.
As partes definiram prazos e marcaram mais duas reuniões para o fim de fevereiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/w/U/etKJKsQlSVqAHpB6ho5Q/whatsapp-image-2025-02-06-at-18.08.57.jpeg)
📰 | @supervasco.com | @uol.com.br | @ge.globo.com | Foto: Divulgação
Primeira reunião do Conselho Consultivo acontece na quarta-feira
Prefeitura, Vasco e Câmara de Vereadores alinham os próximos passos da reforma. Projeto pode chegar a 57 mil lugares, mas ajustes no entorno ainda são necessários.
Clube já vendeu 1/3 do potencial construtivo e busca fechar o restante para iniciar as obras.
Reunião: 05/02 | Capacidade 47k a 57k | Captação de recursos em andamento
📰| @GeGlobo
A lei que autoriza o Vasco a vender o potencial construtivo de São Januário foi regulamentada nesta sexta-feira pela Prefeitura do Rio de Janeiro e publicada no Diário Oficial. Com o decreto, o clube tem o amparo legal para dar início à venda do potencial construtivo e viabilizar o início das obras do estádio.
O Vasco ainda vai apresentar à Prefeitura o projeto com o estudo para as obras no entorno de São Januário e as intenções de melhorias para a região. Com o decreto, o próximo passo do clube é criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). A SPE é uma empresa – controlada pelo clube – com o propósito específico de tocar a reforma do estádio. É ela que vai emitir, vender e receber os recursos pelos certificados de potencial construtivo, e conduzir todo o processo de reforma. O Vasco está tratando da criação da SPE neste momento.
O texto da Prefeitura também indica a constituição de uma comissão para analisar e aprovar todos os processos em pauta na Prefeitura sobre os projetos vinculados à reforma. Matéria completa no link
📰| @GeGlobo
A direção do Vasco se reuniu com a Prefeitura do Rio de Janeiro nesta terça-feira para discutir o decreto que regulamenta a lei de venda do potencial construtivo de São Januário. A reunião entre Pedrinho e Eduardo Paes encaminhou a redação final do decreto. Matéria completa no link
📰| @GeGlobo
Na próxima terça-feira (10), o Vasco terá uma reunião com o prefeito Eduardo Paes para a leitura final do decreto de regulamentação da Lei que permite a venda do potencial construtivo de São Januário para a reforma do estádio. A reunião aconteceria hoje (3), mas foi remarcada a pedido do prefeito Eduardo Paes.
📰| @AtencaoVascaino
Na última terça-feira (29/10), o vice-presidente geral do Vasco, Renato Brito, passou a manhã inteira em reuniões na Prefeitura. A primeira com a secretária de infraestrutura, Jessik Trairi, para tratar do entorno de São Januário.
A outra com a equipe técnica da Prefeitura para debater ajustes no decreto executivo, que regulamenta a lei que permite a venda do potencial construtivo para a reforma de São Januário.
O decreto passou por vários ajustes e se encontra na 9ª versão. A intenção é de que a publicação seja feita o quanto antes, tendo em vista que o decreto já está bem adiantado.
📰 | @brunomurito – @RRemanuelle – @tebaroschmidt
Existe a possibilidade de São Januário ser fechado somente após o Campeonato Carioca de 2025.
Há alguns trâmites a serem cumpridos pelo Vasco que estão atrasados, de acordo com pessoas ligadas ao clube e à Prefeitura.
📰 | @AtencaoVascaino